sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Realismo x Pessimismo

Bom dia, pra quem é de bom dia! E pra quem não é também. :)

Gente, hoje vim falar sobre um questionamento muito, mas muito comum entre as pessoas que estão chateadas ou com raiva de situações que acontecem na vida. Pessoas que têm uma frase já bem batida como carta na manga: "Não sou pessimista, sou realista!"

People, vou ser franca com vocês. O fato de você ser realista deveria te impulsionar para frente, e não te estagnar ou fazer você ter retrocessos. Se você está presa a sentimentos ruins e se baseia neles para tomar decisões atuais ou futuras, pode crer que você está deixando atributos e sentimentos ruins teus passarem à sua frente, e não os bons. Quando estamos em harmonia e algo dá errado, o que pensamos? Que é melhor repetir o erro ou tentar diferente para ver se aí sim, funciona?

Vou dar um exemplo besta, mas que pode ilustrar melhor: receita. Toda receita tem uma ordem e momentos certos para que sejam postos os ingredientes, senão fica uma titica. Quando fazemos brigadeiro, colocamos primeiro o chocolate em pó ou o leite condensado? O leite condensado. Depois o chocolate em pó. Imagine que você, na primeira vez, tenha colocado primeiro o chocolate em pó, que queima no fundo da panela, e depois o leite condensado. Seu brigadeiro vai ficar ruim, né? Agora, imagine que pessoas pessimistas dizem "Sou realista", porque atribuiu o resultado do seu brigadeiro ruim a tudo (a panela, a briga que teve e acabou fazendo besteira, o fogo que é forte demais, o vizinho que fez barulho... qualquer coisa), menos ao fato de que ela mesma estava simplesmente fazendo errado. E se bobear, ainda fica chateada quando outra pessoa faz o brigadeiro certo e diz que ela mesma não consegue.

É muito fácil responsabilizarmos tudo ao nosso redor pelo nosso fracasso, pelo nosso desgosto. É muito mais prático e cômodo. Galera, sofrer é cômodo! Soa esquisito, mas é a verdade! É mais prático permanecer em estado de inércia e se deixar ser afetado por pessoas ou acontecimentos externos. Nós também somos seres potentes e influenciamos ao nosso redor, ainda que não pensemos que estamos afetando. Sempre estaremos. Você pode estar mergulhado no seu realismo falso e não perceber que alguém ao seu redor sofre com isso tanto quanto você. É egoísta pensar que o outro sempre tem a responsabilidade pela sua angústia. Mas e aí? E agora, o que fazer?

Tome as rédeas da situação. Se o resultado do seu brigadeiro não está legal, repense sua forma de fazer o brigadeiro. Se você é uma professora e vê que sua turma vive bagunçada, repense então se sua aula está mesmo boa. Pode ser, é claro, que a responsabilidade pela sua aula estar caótica não seja (só) sua, mas procure sempre ter em mente de que é preciso dar o seu melhor! Se você tem uma loja e tem poucos clientes, repense suas práticas para captar clientes. Se você está chateado com seu cônjuge, com seus filhos, pense o que você também fez para que o outro ficasse chateado.

E não é só isso.

Se você errou, é sempre tempo de recomeçar. Como diria Emmanuel, através do Chico Xavier, podemos não voltar atrás e fazer uma nova história, mas podemos recomeçar a fazer outro fim (não foram essas palavras, mas o recado é esse). E algum autor (não lembro quem) diz também que não importa o que fazem com a gente, mas sim o que fazemos com o que fazem com a gente. Tá cansado de tomar a frente? Hora de repor suas energias e repensar se a forma como você tem tomado a frente é a mais adequada. É hora de repensar suas práticas. Ser seguro de si e responder ao outro à altura, ainda que seja para admitir que você falha.

Então, minha gente, nada de responsabilizar o outro pelo seu fracasso. Injustiças acontecem? Sim. E você tá aí para fazer com que a justiça aconteça. Tome atitude. Afinal, quem melhor para fazer as coisas por você do que você mesmo?

Quando nos entristecemos, todos ao nosso redor percebem. Uns, de maldade, procuram nos atingir e nos denegrir mais ainda. Outros, querendo ajudar (mas sem muitos recursos para tal), acabam se entristecendo junto de você. Vamos ser realistas (agora sim!)? Não existem tantas pessoas fortes no mundo, que estão dispostas a dar um ombro amigo. Temos que fazer isso por conta própria, sempre com bom senso - até para sermos o ombro amigo de outro, quando precisarem. Até para ter força e ânimo no nosso trabalho e estudo. Precisamos estar fortes! Procurar pensar: o que será que posso fazer que ajudará a manter a harmonia do ambiente onde moro/trabalho/estudo/frequento? Será que o local está tão descompensado que não vale à pena e devo procurar outro? Você escolhe. Mas tome as rédeas. Não fuja da raia! Assim, você pode se fortalecer, inclusive, para ser um bom ombro amigo - no que for possível -, que não vai se entristecer com o outro, mas se sensibilizar com a história do outro e transmitir positividade para o necessitado de bons fluidos.

Não se esqueçam que nada disso acontece em um passe de mágica. Crescer moral, emocional e espiritualmente demanda tempo, dedicação e insistência. Não desista em um ano, porque foi difícil. Não é difícil só para você. É para isso que estamos todos aqui: para aprender! Quem disse que seria tão fácil? Para uns é mais que outros, conforme necessidade e merecimento. Papai do Céu sabe disso e você também pode ter essa consciência.

A gente pode conseguir uma ajudinha do Alto para acalmar nossos ânimos e clarear nossa mente, certo produção? Sim! Afinal, de nada adianta você começar a querer se sintonizar com novas atitudes se você já está imerso em energias de baixa vibração, que provavelmente te atrapalharão na sua iluminação gradativa. Os "testes" ficam mais pesados. Vale lembrar que "testes" em nossas vidas, sempre teremos. Mas... Se tivermos o Alto em vez do baixo ao nosso lado, nos iluminando, as coisas ficam mais serenas de se passar... não é?! E se ficar difícil mesmo com o Alto, imagina se não tivesse com ele! ;)

Então, minha gente, recomendo que recorram ao pólo religioso de sua fé. Ou recorram ao local onde você se sente em contato com o Alto, com a paz, sem medos ou temores. Um lugar onde você possa se entregar, e que seja um meio social, para que outras pessoas que já estejam mais organizadas com elas mesmas, possam te transmitir isso também.

Bom, já que eu sou "do babado" (expressão carinhosa que muitos umbandistas usam para poder admitir a religião em público sem ser alvo de preconceito) recomendo para vocês uma oração, um banho de harmonização e uma defumação!

Seguem as etapas, ingredientes e modo de fazer:

1) Antes de tudo, acenda a vela pro seu Anjo Guardião. Vela branca + copo transparente com água. Geralmente uso vela de 3 ou 7 dias, mas fica a seu gosto. 
2) Pode tomar um banho de arruda + manjericão/sálvia/eucalipto/hortelã (escolha uma delas ou coloque mais de uma, fica a seu gosto! só acho que colocar todas é exagero; os punhados de erva ficam a seu gosto... só lembre de usar o bom senso!). A preparação é simples: água morna + as ervas. Fique espremendo as ervas um tempo, com tranquilidade, mentalizando o que deseja delas e para extrair o sumo delas na água. A água vai ficar verdinha e cheirosa. Dê preferência a potes ou jarras de vidro para a preparação, ok!? Concentra melhor as energias.
3) Você pode comprar incenso pronto de um desses elementos, ou daqueles de 7 ervas de descarrego. Pode também acender umas duas pedras de carvão num recipiente (de barro ou daqueles de metal, tipo os que têm em Igreja Católica e em algumas Casas de Umbanda), e quando o carvão pegar, coloque estas ervas para queimar. Então, carregue o recipiente de forma que espalhe a fumaça das ervas pela sua casa. Comece de dentro para fora, ou seja, dos quartos e cozinha para sala e, por fim, portas. Xô negatividade!!
4) Enquanto você queima as ervas, pode mentalizar que toda a negatividade que seus pensamentos geraram ou pensamentos negativos que outras pessoas da casa geraram, sejam devidamente consumidos por aquela fumaça, de forma que ela positive, reenergize e harmonize seu lar.


Eu recomendaria fazer isso tudo. De nada adianta harmonizar seu corpo como um todo, se não harmonizar seu lar também. Com o tempo, ele harmonizaria, mas demoraria beeem mais tempo. Você pode dar uma acelerada no processo para te fortalecer, porque se você sente necessidade disso, provavelmente está fragilizado e precisa de uma ajudinha Divina!

Segue uma oração bem forte para que nada de mal entre na sua casa e nem te afete, para que seus pensamentos, emoções e caminhos estejam protegidos. Claro... não poderia deixar de lembrar do querido São Jorge!


Oração a São Jorge

Deus adiante paz e guia
Encomendo-me a Deus e a virgem Maria, minha mãe
Os doze apóstolos, meus irmãos
Andarei nesse dia nessa noite
Com meu corpo cercado vigiado e protegido
Pelas as armas de são Jorge
São Jorge sentou praça na cavalaria
Eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça
Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino
Protegendo-me em todas as minhas dores e aflições
Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus
Estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas
Defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza
E que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.
Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge
Para que meus inimigos tenham pés e não me alcancem
Tenham mãos e não me peguem e não me toquem
Tenham olhos e não me enxerguem
E nem em pensamento eles possam ter para me fazerem mal
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão
Facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar
Cordas e correntes se arrebentem se o meu corpo amarrar
Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós!



(música no link acima)



Um beijo de luz!

Um comentário: