quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Estudos na redoma de luz

Bom diaaaa, meus pimpolhos!

Como vocês têm estado? Maravilhosos, eu espero! Com mente elevada, independente da dificuldade, não deixamos a peteca cair!

Galera, eu não tenho aparecido muito porque tenho estudado bastante. Não apenas assuntos relativos à minha área acadêmica - Psicologia - mas principalmente tenho estudado mais a respeito da espiritualidade. Estou lendo atualmente o livro "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada" (link vai direto para a página da editora), de autoria do Rubens Saraceni e publicado pela Editora Madras. Para quem é Umbandista, recomendo! Este autor traz muitas revelações para o plano material que fundamentam como a religião Umbanda deve proceder em sua doutrina.

Eu sempre tive a sensação da Umbanda ser muito turva. Desde que acompanho a história sobre a manifestação do Caboclo das 7 Encruzilhadas lá em 1900 e bolinha, senti que só uma sementinha nascia, mas não uma doutrina pronta. Pra começar, o Caboclo se manifestou em um centro espírita kardecista. Ok, foi onde ele encontrou abertura... Aí surgiram 7 casas, com nomes que não remetiam a Orixás, nem nada. Mas aí parece que aconteceu um processo natural onde a Umbanda incorporou ou manifestou os seus Orixás à sua maneira. E os fundamentos dos Orixás (assim como seu culto) no meu entendimento, tinham sempre muito vínculo com a leitura dada pelos adeptos do(s) Candomblé(s), porque não tinha uma literatura ou algo mais sólido a respeito do culto aos Orixás na Umbanda. E literatura de Umbanda? Cadê? Diretrizes específicas... Porque até então, a gente ficava dependendo muito da orientação dos Guias sobre como proceder. Então, por sua vez, ficávamos dependendo do refinamento mediúnico das pessoas - que nem sempre era lá dos melhores. Como estabelecer uma disciplina, uma doutrina, se não existiam livros-base para isso? Por exemplo: quando vamos à uma Igreja Católica, percebemos que a Igreja tem regras embasadas em suas escrituras sagradas e aí, cada Igreja tem suas orientações específicas (não por serem adeptos de filosofias diferentes, mas porque simplesmente o sentido dela existir dentro daquela comunidade social é específico dali e não dá para ser reproduzido fielmente em outro lugar). Se frequentamos durante a vida toda uma Igreja e, eventualmente, viajamos e precisamos ir em outra, os fiéis vão tranquilamente porque sabem que quando chegarem lá, vão encontrar a mesma estrutura da Igreja que frequenta regularmente no lugar de origem. Afinal, é a mesma religião, mesma orientação... certo? Só mudam as pessoas que a praticam e, sendo assim, dão uma "carinha nova" para a Igreja.

Eu não notava isso na Umbanda. Notava, claro, semelhanças... Mas notava tanta abertura para vaidade, atitudes que não me soavam sensatas... Acabei não me vinculando a nenhum templo. Acho que a Umbanda é uma religião que exige responsabilidade justamente por termos uma doutrina mais livre. A nossa consciência é o nosso guia.

Bom, o tempo passou, conheci livros do Rubens Saraceni. E desde então, fiquei encantada! O autor recebe, via psicografia, todas as orientações norteadoras que fundamentam a Umbanda como ela é, os Orixás na Umbanda da forma como são fundamentados. Nossa forma de culto é diferente da do(s) Candomblé(s) e tem um motivo para isso ser assim. E as diferenças estão todas bem explicadas através desta literatura.

Eu conheci a Magia Divina na mesma época que conheci os livros do Rubens Saraceni. A Magia Divina é um instrumento trazido para a terra através dele também. É um instrumento que pode ser aprendido por qualquer pessoa, independente de crenças, porque as literaturas mostram que ela fomenta todas as religiões... Incluindo a Umbanda Sagrada. E o negócio é tão coeso e organizado, as pessoas que praticam inspiram sensatez de uma forma que não tem como ter dúvida de que é um instrumento abençoado! E então, fiz o curso do primeiro grau há dois anos atrás, que é o de Magia das 7 Chamas Sagradas. Só que a instrutora não abriu turmas para os outros graus de Magia. O tempo passou, eu tive alguns problemas pessoais e optei por me afastar da espiritualidade. Foi ruim, mas aprendi bastante coisa... nada na nossa vida é por acaso.

Estou retomando os estudos e vou confessar para vocês: COMO É BOM ESTUDAR! Dá vontade de só aprender mais e mais. Percebo que, estudando, eu me "acendo" mais. Parece que, de fato, quando estudamos, as coisas fluem melhor. Sinto-me em uma redoma de luz! Ganhamos outro entendimento sobre a vida, amadurecemos aos poucos e acabamos aprimorando nossas próprias potências evolutivas, sabe?! É o que sinto. E isso é muito gostoso!

A literatura do Rubens Saraceni, além de trazer à luz a Magia Divina, nos revela também a corrente de Umbanda denominada Umbanda Sagrada. Como a Umbanda nasceu sem muito "parâmetro", acabaram que várias "Umbandas" se constituíram ao longo dos anos, como a Umbanda Esotérica, Branca, etc. Todas com seus méritos, óbvio, né gente?! Não quero falar que a Umbanda Sagrada é a "correta" porque não acho que isso exista. Tudo existe no mundo da forma que existe porque tem um sentido pra isso e ponto. Quando mudanças acontecerem, se darão naturalmente! Agora, que a Umbanda Sagrada proporciona uma doutrina/disciplina maior, com uma vasta literatura que fundamenta a religião e como praticá-la, isso é fato. E eu achei isso deslumbrante. Existe uma sintonia minha com essa forma de se praticar a espiritualidade no mundo. É por esse motivo que não dá para dizermos que existem doutrinas certas ou erradas... Existem doutrinas. Existem religiões, escolas, etc. Cabe a você decidir qual(is) ideia(s) você quer ser adepto.

Para isso, estudem. Estudem bastante! Só conhecendo vocês podem ter a certeza de dizer que gostam ou não gostam de uma coisa. Aqui, vou deixar recomendações de livros para vocês ao longo das postagens, mas são as literaturas que permeiam o meu mundo, porque são escritos que tenho sintonia e acho interessante compartilhar com vocês.

Hoje, faço tanto essa recomendação do livro "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada", mas aviso que é um livro que não é pra ser lido de uma vez só. Ele é trabalhoso e requer ser relido outras vezes. É o tipo de livro que a gente relê e entende mais alguma coisa que não havia entendido antes e nem nos demos conta. A linguagem é fácil e acessível, mas o conteúdo em si exige que você tenha um grau de concentração bom. Com esforço, dá pra acompanhar! Ele requer também que você esteja minimamente em dia com sua espiritualidade, para que as intuições fluam para você, de forma que te mostre se aquela literatura é mesmo a mais adequada para fundamentar sua disciplina espiritual. Tá?!

O outro livro que indico para vocês é "A Magia Divina das Velas - O Livro da Sete Chamas Sagradas" (link direto para o site da editora Madras), também de autoria dele e publicado pela mesma editora. Lá ele não abre a Magia toda, claro - porque para isso, você precisa fazer um curso -  mas é um livro fininho e bem simples de se compreender o que fundamenta a Magia Divina, explica um pouco a função das Velas, o porquê desta Magia ser como é ensina algumas práticas simples, seguras e muito eficazes para todos terem acesso. Muito legal!

Estudem! Eu falo da Umbanda, mas independente da sua religião, estudem o material referente à ela. Certamente Deus proporcionará um aconchego maior para você, sua redoma de luz particular, de forma que facilite seu entendimento, te eleve e amplie sua capacidade de agir sobre o mundo exatamente da maneira que é mais adequada para você.

Recomendo também alguns sites, já que essa vida urbana muitas vezes nos priva de tempo para manipular papéis. Tem o site do Colégio Tradição de Magia Divina, lá de São Paulo, que tem disponível o código de ética do Mago formado sob responsabilidade do Colégio. Todos os núcleos de iniciação em Magia são vinculados ao Colégio de Magia, o negócio é bem organizado! A gente recebe carteirinha e tudo! O código de ética foi escrito todo pela espiritualidade e é aberto para o público ler. Além disso, o site oferece outras explicações sobre a instituição e como ela surgiu.

Tem alguns templos muuuuuito legais que são de Umbanda Sagrada, além do templo do próprio Rubens. Tem o Templo Escola Casa de Lei, que tem como dirigente o Alan Barbieri - rapaz novo mas dotado de um conhecimento estupendo. Este mesmo rapaz fundou a Rádio Toques de Aruanda e também fundou a iniciativa Vingadores Estudar em Casa, que é uma plataforma de cursos online, estreitamente vinculada com o Templo Escola Casa de Lei. Por sinal, vou fazer um curso lá sobre Limpeza e Equilíbrio Energético (ministrado pelo Alan). O que eu puder compartilhar com vocês sobre o que terei aprendido, compartilharei! Lá, o sacerdote Géro Maita também atua como professor (dirigente do Centro de Espiritualidade Umbandista Esperança) e também tem a Rose Romani, que é espetacular como professora nos assuntos que abrangem o Oriente e Povo Cigano. Ela não só leciona no Estudar em Casa como tem o próprio site dela.  Tem também o Templo Mãe Divina (que vai abrir no RJ também, para a nooooossa alegriiia!), que é super bacana e tem um dirigente bem rock and roll e também tem o Colégio de Umbanda Sagrada Pena Branca, cujo dirigente espiritual também é super cabeça!  

Recursos e sites para vocês visitarem, não faltam. Tem programas super legais na Rádio Toques de Aruanda, sites, páginas no Facebook... Só vocês buscarem! Aliás, só de entrar no site da Rádio, lá já tem várias indicações.

Paz e Luz para todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário