domingo, 5 de outubro de 2014

Flor de enamorado

Ganhei uma rosa vermelha do meu namorado. Fiquei encantada! Recebi a flor em casa. Coloquei numa solitária, fui namorar e, no fim do dia, acendi um incenso para purificar aquela linda flor - que representa todo amor que flui entre nós dois. Agradeci a Deus pela flor ter chegado até mim daquela forma: alegre e apaixonante!

Gente, flores são muito poderosas. Como harmonizam o ambiente! É muito bom entrar em uma sala, no quarto, com aquele ser que simplesmente É pura paz e serenidade. Independente de qualquer coisa que aconteça no dia, só de pensar que você pode chegar em um lugar e ter um jarro de flores (ou uma florzinha só), um vaso com algum vegetal pra admirar e acalmar os pensamentos é gratificante. Até mesmo quando chegamos em um consultório (seja nosso próprio ambiente de trabalho ou local onde seremos atendidos) também achamos agradável aquele vaso de planta frondoso nos acompanhando. O lugar chega a ficar bem aparentado, não acham?!

Então, minha gente, eu parei para refletir sobre o ato de cuidar. Quando não temos paciência para cuidar de um animal, uma planta... Será que estamos tendo paciência para cuidar de nós mesmos? Cuidar de uma florzinha que seja pode ser terapêutico. O cuidado com o outro não é apenas para o outro e sim para si mesmo. Você se beneficia quando rega um jardim, um vaso, quando admira e respira fundo aquele ar puro que só uma planta é capaz de proporcionar! Ainda mais quando são temperos, que têm seus aromas naturais e específicos, que ajudam a gente a se organizar, se centrar e se equilibrar.

Por isso, eu recomendo: experimentem cuidar de uma plantinha! Um cacto que seja. Assim, vocês podem conhecer melhor vocês mesmos. Cultivar uma planta é cultivar paciência, amor e tranquilidade. Tudo que uma planta necessita para crescer e/ou se manter forte e saudável é tudo que VOCÊ mesmo precisa para também se manter firme na sua caminhada terrena e espiritual. Tire um tempo para si e se presenteie com uma flor, um vasinho de margaridas ou de uma plantinha a seu gosto! Se estiver começando agora com o hábito, escolha uma planta que não exija tanto. O mesmo é cuidar de um animal, mas só que cuidar de um animal exige maior entrega e compromisso (dependendo do animal). Você cuida de um animal como gostaria de ser cuidado. Quando você agride um ser vivo, você não está somente expressa a sua raiva dele mas sim de você mesmo. E aí, você prejudica um ser inocente sendo que a dor é só sua e de mais ninguém. Não podemos descontar a raiva que temos de coisas que dão errado conosco em cima de quem não tem a menor responsabilidade nisso! Principalmente em quem depende de nós para viver bem. Multiplicar o amor, sim. A discórdia... não acho que seja tão legal. Ok?! Se não quiser mais cuidar de um animal ou planta, doe para alguém que queira.

Cuidar de uma planta ou um animalzinho não revela somente nossa capacidade de entrega ao próximo, mas nossa capacidade de entrega a nós mesmos. Se você se ama e se valoriza (ainda que você não tenha parado para pensar sobre isso), você cuida do outro esperando simplesmente que o outro seja feliz. Desprendido de egoísmo, você não cuida de uma flor porque espera que ela fique aromática para você. Você espera que ela simplesmente viva e seja uma flor e então, aprecia seu aroma e estética. Se você cuidar desta flor somente esperando que ela te dê algo em troca, você não está cuidando dela, não. Você está SUGANDO. E aí você cria uma expectativa grande e aquela lição de "paciência" vai pelo ralo. Sua expectativa vai fazer você afogar a planta na água ou colocá-la por muito tempo no sol, esperando que ela se torne mais viva, enquanto que, na verdade, é você quem quer se sentir mais vivo. Esta prática também se reflete na sua relação com outros humanos.

Convenhamos: não pode ser por aí.

A linha que separa o cuidar de outro para a posse do outro é muito tênue, minha gente. Uma pessoa cautelosa e protetora pode se revelar possessiva. Cuidado, amor e entrega têm tudo a ver com liberdade, altruísmo e vida social harmônica. Esses atributos não têm vínculo com posse, Claro, né gente, ninguém é perfeito e todos temos nossos momentos mais intensos, onde nos descontrolamos! Somos humanos, estamos em aprendizado. Mas é bom ter em mente que existe muita gente agindo de forma possessiva, só que vestindo a roupagem de amorosa, cautelosa e protetora. Eu também já me achei muito cuidadosa e, no entanto, estava agindo de forma possessiva. Às vezes a coisa acontece de forma tão invisível que a gente demora pra se tocar. Fiquem espertos e se acalmem: sempre é tempo de mudar!

Vi uma postagem recentemente no Templo Escola Casa de Lei que fala sobre o amor próprio e sua importância na hora de estabelecer relações com o outro. Vale à pena assistir! Só clicar no link! ;)

Amores! Para quem se inspirou e decidiu ter uma florzinha em casa, eu vou contar pra vocês como prosseguir pra despertar seus poderes florais e fazer com que os atributos terapêuticos dela se potencializem em você e no seu lar. Aprendi com minha mãe que, por sua vez, aprendeu com Adriano Camargo, mais conhecido como O Erveiro (segue o link do blog dele aqui!).

Vamos lá?!


Emantando as flores 

Primeiro, acenda um incenso (um do seu gosto... aqui em casa usamos muito o de mel) na direção das flores. Depois, espalme suas mãos sobre as flores, eleve seu pensamento ao Pai Criador, à Mãe Natureza, Mãe Terra, Mão Água, às Divindades das Flores, aos Sagrados Gênios da Natureza - habitantes das dimensões florais - e peça-lhes que consagrem estas flores para que elas sejam força viva, ativa e atuante em sua casa, filtrando toda energia negativa e transmutando-as em força de harmonia, cura, equilíbrio, paz e tranquilidade. Assim seja e assim será! Amém! 
Obs.: quando as flores murcharem, se quiser, deixe que elas sequem, retirem as pétalas e sintam-se à vontade para usá-las em banhos e/ou defumações.


Seguem alguns atributos de flores específicas, para conhecimento de vocês:

Rosas brancas -  ativam a força da fé, cristalizadora da religiosidade e fortalecem a intuição.
Rosas amarelas - ativam a certeza o caminho a ser seguido e fortalecem as decisões.
Rosas vermelhas - ativam a força do elemento feminino e fortalecem a auto-estima. 
Rosas rosas - são ótimos filtros para locais em desarmonia, ativam a calma e a resignação.
Calêndulas - despertam a energia revitalizadora e também são ótimos anti-alérgicos. 
Camomilas - despertam a energia calmante, é um ótimo digestivo e ajuda a clarear os cabelos quando utilizada em banho.
Crisântemos - despertam poderosa energia curadora, filtrando e curando toda a energia enfermiça, transmutando-as em energia sutilizada, pronta a ser recolhida pelos canais astrais competentes.


Espero que o caminho de vocês seja regado de flores!


(música do link: Temporada das Flores - Leoni; linda!)




Um comentário: