domingo, 12 de outubro de 2014

Dívidas

Bom diaaaaaa!!

Estava cá refletindo sobre uma música que escuto na voz do Diogo Nogueira, chamada Deus é Mais (música no link) e quis vir aqui compartilhar meus pensamentos com vocês. Vão escutando a música enquanto leem para ver se faz sentido pra vocês tanto quanto fez para mim.

Gente, existe, de fato, um embate de forças que podem culminar em transformações íntimas nossas tanto para o bem e para o mal. Claro, os parâmetros de "bem" e "mal" mudam, mas acho que seguindo a regrinha do BOM SENSO e da HARMONIA pessoal e coletiva, a gente chega a um consenso do que é bom para nós mesmos e para o meio onde estamos, certo? Certo. Agora... uma coisa é fato - e é sobre isso que vim falar hoje: toda falta de harmonia é uma denúncia.

Vamos lá: ninguém gosta de ficar angustiado, de ter cordões arrebentados, de estar em ambientes nada confortáveis. Ninguém gosta de ter escassez de dinheiro ou de ficar doente. Ninguém gosta de instabilidade tamanha a ponto de perder o tino na vida. Galera: NÃO PODEMOS NOS ACOSTUMAR COM O DESEQUILÍBRIO. Por quê? Porque não nos faz bem, nem a quem está ao nosso redor - sejam outras pessoas, animais, plantas, ambiente, tudo. Você nunca sairá da condição de paciente, por mais que sua profissão seja médico. Problemas existem para serem superados. Caso contrário, não seriam problemas. Você não se sente nunca em condições de fazer nada, mesmo tendo tudo na vida para acordar sorrindo! Sua forma de enxergar as coisas será constantemente triste e pessimista. É hora de mudar! 

Vou contar uma coisa pra vocês, minha gente: problemas vão existir durante o resto da nossa vida. Como você prefere passar por este caminho? Sentindo como se carregasse constantemente um fardo ou como se estivesse caminhando em nuvens? É muito mais fácil mudar primeiro a forma como você vê a vida do que mudar sua vida em si. Ela só vai brilhar se você atribuir brilho a ela. Realismo é necessário, mas o otimismo é mais necessário ainda! 

Por isso, minha gente, inspirem-se nas palavras desta música. Coloco aqui a letra para que vocês acompanhem, se animem e tomem atitudes. Perseverem! Não desistam nunca de si mesmos. Perseverança e fé são dois atributos que se mesclam facilmente! O mundo precisa de pessoas harmonizadas, respeitosas, positivas e firmes para manter a ordem. Já temos pessoas caóticas demais no planeta! Novamente: problemas sempre existirão. Não vamos estar sempre em harmonia, mas se pensarmos de forma positiva, certamente nos reequilibraremos com mais rapidez. Não podemos dar bobeira!

Para darmos adeus a práticas antigas e procurarmos renovação, precisamos começar um projeto chamado: Reforma Íntima. É difícil para muitos, principalmente para pessoas mais velhas... Mas não é impossível. Afinal, qual seria nosso objetivo na terra senão o de nos reformar intimamente, renovando nossas atitudes, cultivando novos (ou resgatando antigos e bons) hábitos? 

Tomo a liberdade neste post de dar algumas dicas de como começar essa reforma íntima. Sei que é complicado, principalmente quando se tratam de dívidas passadas. Existem pessoas que acham que não têm mais jeito. Mas tem. Vamos lá: 

1. Perdoe a si mesmo das falhas que cometeu. Absolva-se. Depois, peça perdão para quem acha que deve, mostrando verdadeira resignação, mesmo que o outro não aceite. O importante é puxar uma ponta do nó, para revelar os outros nós que precisam ser desatados. Quem sabe outros nós não desatam sozinhos, só com você puxando essa pontinha?

2. Pague contas antigas. Contas mesmo, bancárias (se houver). Mesmo que aos pouquinhos. Reparar dívidas não é só de forma moral, mas física também. Se quisermos praticar a Justiça Divina, podemos começar respeitando a justiça dos homens. Temos leis terrenas. E ah! Não há motivo de vergonha em fazer isso, né? Fala sério! Vergonha é roubar e não poder carregar.

3. Se a forma como você resolve problemas nunca foi muito boa, repense. Critique-se, não para se denegrir mas para engrandecer. Reflita sempre. 

4. Não se responsabilize pelo que NÃO PRECISA. Não atribua a si responsabilidades desnecessárias. Dando o seu melhor, apenas tenha consciência disso. O que o outro faz não é responsabilidade sua - seja filho(a), marido/esposa, familiar ou amigo(a)(s). E assuma quando a responsabilidade for sua. 

5. Corte laços com amizades desnecessárias. Porque né...? Ninguém merece empatas na vida.

6. Busque a transparência! As coisas fluem melhor assim. Se errar, admita. O importante é descansar a cabeça no travesseiro em paz e tendo em mente de que amanhã é um NOVO DIA!

7. Faça o que for melhor para sua consciência ficar tranquila. Busque o melhor de si para o mundo. 
Resgate bons hábitos, já esquecidos com o tempo e com as negatividades acumuladas!

8. É bom clarear a mente em lugares diferentes. Passear faz muito bem! Conhecer novos lugares ou visitar outros que você costumava (e não sabe o motivo pelo qual deixou de ir), faz muito bem para a cabeça, para a emoção e para a alma. Além de fortalecer laços, caso seja um passeio em família.

9. Sempre é tempo de resgatar a fé. Seja agradecido pela oportunidade de poder se redimir e peça ajuda divina em oração para iluminar seus caminhos. Assim, as coisas vão acontecer de forma natural e mais firmes, de forma que o ditado famoso "O que tiver de ser, será", de fato acontece com mais eficácia. 

10. As coisas podem ser diferentes. Basta crer e fazer por onde!


Deus é Mais
Diogo Nogueira

Me diz quem é
Que nunca passou por um drama de amor
Que nunca andou de mãos dadas com a dor
Que nunca sorriu com vontade de chorar

Se liga aí!
Fogueira foi feita pra gente pular
O vento carrega as nuvens pro mar
Segura que a fé não costuma falhar

Quem não escuta cuidado
Escuta coitado, pode acreditar
Se o corpo não pensa
A cabeça na certa vai ter que pagar

Cada um tem a luz que encanta e seduz
Não desista de amar
Esse teu sorriso guardado no rosto
Precisa brotar

Água de chuva eu sei que não sobe ladeira
Barco pesado encalha na beira do mar
Se não tá, é melhor se ligar

Vai na paz, Deus é mais
Nós é nó na madeira
Sua estrela um dia vai ter que brilhar



"Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. 
Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. 
Há certas coisas que não podem ser ajudadas. 
Tem que acontecer de dentro para fora."
(Rubem Alves)



Um beijo de luz para todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário