quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Fotografia

Fala aí, galera!

Hoje tive mais uma prova de que estou no emprego certo. Passei mal durante o dia, tive que voltar para a casa e fiquei com tantas saudades da escola... É muito amor ao trabalho! Então, contra minha vontade, voltei para a casa com bastante enjoo e dor de cabeça. Deitei na cama e fiquei curtindo toda aquela energia gostosa que eu tenho constantemente evocado e cultivado e, agora, irradiante no meu quarto. 

Então, ainda deitada, comecei a olhar os retratos. Logo lembrei de algo muito importante, minha gente: cuidar dos retratos e seus porta-retratos. Fotos, para quem não sabe, além de registrarem a imagem material, registram e conservam também toda a energia do momento que foi tirada a fotografia. 

Já perceberam? As pessoas irradiam nas fotografias o estado de espírito delas. Nós podemos perceber nas fotos, principalmente de pessoas mais íntimas, como que elas estavam. Quando são fotos nossas, também percebemos o nosso estado de espírito. E moças super maquiadas, tirando fotos artificiais, também transmitem sua artificialidade através delas. Além disso, imagens são também endereços energéticos. É importante prestarmos atenção em aonde nossas imagens estão sendo veiculadas. Elas se tornam canais de energia, que tanto emanam quanto recebem também. Já ouviram dizer em pessoas que fazem magias prejudicando o próximo, usando fotografias das pessoas? Também podemos usar a foto para praticar o bem. Prestem muita atenção nisso! Assim como também é bom observar quem está registrando uma imagem nossa. Parece bobeira, mas não é. Tem gente estranha pra tudo no mundo. 

Bom, gente! Como eu estava dizendo, devemos também cuidar bem das fotografias. Fotografias são registros de estados de espírito, emoções, momentos, tudo ao mesmo tempo. Cuidar de uma foto, é cuidar de um "portal energético" e, cuidando desse portal, você cuida da sua relação pessoal com a(s) pessoa(s) que está(ão) na foto com você. Exemplo: tenho um porta-retrato e nele, há uma fotografia com minha irmã. Se mantenho aquele porta-retrato empoeirado, sujo, toda a irradiação da energia legal e descontraída daquela foto não brilhará como poderia. O porta-retrato e o local onde ele estiver apoiado deve ficar limpinho e arrumado, para que a energia daquela foto também esteja livre para circular. Não esqueça de depositar seu amor na foto, também. Beijinho, carinho, um abraço, um olhar afetuoso, um sorriso... expresse seu amor pela foto! Isso colabora para que ela fique mais bonita.

Prestem atenção: falei sobre a importância de locais arrumados e limpos no post "Arruma-aqui-arruma-ali". Complemento: acúmulo de poeira, sujeira e bagunça no plano físico também reflete no espiritual. Tanto reflete quanto você mesmo está desorganizado naquele momento quanto impede que energias positivas e ordenadas fluam no seu local de descanso - seu próprio lar. Devemos repousar em locais acolhedores, minimamente aromáticos, que nos proporcionem relaxamento após o dia de ralação, concordam? Imagine chegar num local onde as coisas estão sujas e bagunçadas para descansar e ver que ainda tá tudo zoneado, e passar o olho no móvel ou na parede e ver aquele ou aqueles retratos bonitos empoeirados, apagados... Você acaba nem reparando que eles estão ali. Nem objetos de decoração são mais. Se você não presta atenção à sua própria casa, será que presta atenção a si mesmo? Bagunçar, muitas vezes, é natural. Principalmente para quem tem crianças em casa. O importante é ter em mente que é necessário ensiná-los a viver na ordem, e não na zona. 

Portanto, cuidem das fotografias. É mais importante do que pensamos.

Registros de pessoas queridas que já partiram são bons de guardar. Só tomem alguns cuidados, como:

1. A pessoa faleceu recentemente? Como você se sente sobre isso? Se a resposta é sim para a primeira pergunta, mas você sente que quer lembrar dela com alegria e acredita que ela está em paz, não sofre mais com a partida dela, tudo bem. Caso contrário, aguarde mais para você se acalmar e então colocar um registro dela à mostra. Pode até fazer o movimento contrário: se ela partir enquanto já tiver uma foto dela, você pode optar por retirar aquela foto temporariamente de cena. Isso pode perturbar tanto você, que está fragilizado, quanto o ente querido, que gostaria de ficar mais tempo junto de você. 

2. A foto é muito antiga? Muitas outras pessoas falecidas e desconhecidas estão na foto? Se a resposta pra segunda pergunta foi "sim", não recomendo colocá-la. Ou, se já está, recomendo guardá-la. Soa desrespeitoso expor a imagem das pessoas que você não conhece. Você não sabe quem elas foram, se de fato eram pessoas parceiras daquele seu ente querido... Não é muito legal. Porém, se a foto é muito antiga, mas a pessoa está viva ou é falecida, mas se enquadra no item 1., tudo bem. 

3. Evite fotos da pessoa internada ou com a saúde comprometida. A não ser que seja um momento super hiper ultra importante na sua vida - tipo um casamento no hospital onde seu pai estava internado e a cerimônia foi realizada lá só pra ele participar -, até vai. Mas não acho que a pessoa quer ser lembrada por momentos de doença, e sim em momentos de plenitude e saúde, certo?!

4. Fotos de pessoas que você não fala mais, brigou, tem algum ressentimento, não quer mais contato, etc: rasgue e jogue fora. Pra que guardar foto de gente que não te quer bem e que você não faz mais questão de ter contato? Se você olha para a foto e o sentimento que tem é de raiva e desgosto, não tem motivo para tê-la consigo. Já se for uma pessoa que, apesar de você não falar mais e o motivo disso ter sido uma briga mas você perdoou a pessoa mentalmente, tá bem resolvido, aí é com você. Se a foto registra um bom momento que você quer guardar porque a lembrança positiva se sobrepõe ao término do contato entre vocês, aí beleza. 

Cuidem bem de suas fotos, principalmente as expostas em porta-retratos. Cuidar das fotos é cuidar de si, das pessoas naquelas fotos e daquela(s) relação(ões). Se você é casado, namora, tem filhos... Fotos com sua família junto de um jarro com flores a seu gosto (ou só uma florzinha mesmo), em um lugar limpo, arejado, garante que toda aquela energia de união se fortaleça! 

Fotos suas dentro de um local natural - praia, montanha, etc - ou fotos só de natureza são maravilhosas, porque além de registrar o estado de espírito, registra a energia do lugar! Quem não quer uma irradiação da natureza 24h em casa, não é?! 

Esse tema me lembra uma música muito gostosa do Leoni, chamada Fotografia, onde você pode escutar nesse link aqui e acompanhar a letra no Luzes e Nuvens! Fala bastante sobre o que elas são capazes de registrar. 

Fotografia
Leoni/Leo Jaime

Hoje o mar faz onda feito criança
No balanço calmo a gente descansa
Nessas horas dorme longe a lembrança
De ser feliz

Quando a tarde toma a gente nos braços
Sopra um vento que dissolve o cansaço
E é o avesso do esforço que eu faço
Pra ser feliz 

O que vai ficar na fotografia
São os laços invisíveis que havia

As cores, figuras, motivos
O sol passando sobre os amigos
Histórias, bebidas, sorrisos
E afeto em frente ao mar.

Quando as sombras vão ficando compridas
Enchendo a casa de silêncio e preguiça
Nessas horas é que Deus deixa pistas
Pra eu ser feliz

E quando o dia não passar de um retrato
Colorindo de saudade o meu quarto
Só aí vou ter certeza de fato
Que eu fui feliz

O que vai ficar na fotografia
São os laços invisíveis que havia

As cores, figuras, motivos
O sol passando sobre os amigos
Histórias, bebidas, sorrisos
E afeto em frente ao mar.


Um beijo de luz em todos os meus leitores! 
Tratem de tirar fotos bonitas!


"Look at this photograph! Everytime I do, it makes me laugh"
"Olha para essa fotografia! Toda vez que eu vejo, me faz rir"
(trecho da música Photograph - Nickelback)

Um comentário: