terça-feira, 14 de outubro de 2014

Fé x Religião

Boa noite, minha gente!

Os dias têm sido agitados, por isso não postei antes. Eu tenho estado muito reflexiva de uns dias para cá sobre uma frase que eu escuto muito pelas andanças: "Cuidado, Deus castiga!" e fiquei pensando... Gente, se Deus é infinito amor e misericórdia, será que este mesmo Deus será punitivo e segregador? Mas Ele não é puro acolhimento e consolo para os aflitos? Para os que cometem falhas?

Não acredito neste Deus.

Sei que muitos acreditam. E aí, pergunto: será que estas pessoas têm religião por fé ou por medo? Seria este Deus um Ser Sublime ou um ser humano que comete falhas e têm sentimentos mesquinhos, como nós? Deveria eu depositar nas mãos deste Deus tão humano quanto eu, minhas esperanças de ser orientada e acolhida? O que move as pessoas que cultuam este Deus é a vontade de se sentirem bem com elas mesmas e/ou fazer o bem ao próximo? Ou será que o que as move é o temor de serem punidas? Será mesmo que o medo é o melhor caminho para trilharmos um caminho de fé? Será que uma pessoa destemida que acredita neste Deus não vai acabar pedindo, em oração, o mal para o outro? Seria um estabelecimento religioso que prega este Deus, um ambiente sereno de amparo divino? Ou um ambiente de discórdias, recheados de pessoas que costumam se relacionar com os outros também impondo o medo misturado a outras, que agem de boa fé, mas ficam meio perdidas diante destas situações? É uma reflexão longa a ser feita. Jamais negaria uma pessoa que tem fé neste Deus que participasse da minha vida, mas me perguntaria se esta pessoa vive em paz.

Acho que religião e fé são coisas distintas. A gente pode ter fé em nós mesmos, fé que vamos conseguir, fé na vida. Fé, para mim, é um SENTIMENTO de crença que nos motiva a perseverar. Fé é dedicação, é estar implicado em conseguir alguma coisa. Dá pra ser até Ateu e ter fé, ao meu ver. Fé é acreditar piamente que aquilo pode e vai acontecer e também é saber buscar, dentro de si, o conforto para serenar quando você se frustra. Fé é um recurso individual para se autogerir. Religião... já é outra coisa. Religião, no meu entendimento, é uma forma de cultuar um Ser (ou vários, dependendo da religião) e, Nele, encontrar paz, amor, fonte viva de boas energias, etc. Religião é um CAMINHO. Você pode ter fé e não ter religião? Sim, claro! Você pode ser adepto de ideologias de várias religiões ao mesmo tempo? Sim, por que não?! A gente pode incorporar elementos de outras religiões e transformar a forma de praticar uma outra determinada corrente religiosa? Sim, e os africanos souberam fazer isso muito bem aqui no Brasil, assim como outras etnias e culturas o fizeram. O Brasil é a maior miscigenação!

Além disso, também existem caminhos que não têm rótulos religiosos. Não são identificados como religião. Temos escolas, comunidades e demais espaços com práticas que promovem a harmonia individual e coletiva, como por exemplo, uma escola chamada Nova Acrópole, que é uma escola de filosofia. Assim como existem outros espaços onde escolhemos ter experiências (e não são religiosos) mas de muito aprendizado sobre bem estar coletivo e individual - ONGs, por exemplo. Todo espaço de convivência que visa o bem estar comum e procura se capacitar eticamente para isso é um caminho de crescimento, como entidades sem fins lucrativos e templos religiosos também são.

Papai do Céu é muito sagaz! Ele se manifesta para nós e, cada povo, com seus códigos e fenômenos, interpreta estas manifestações da forma mais inteligível possível. E então, muitos povos acabavam criando espaços específicos para entrar em contato com o que chamamos de Deus. Cada povo nota e observa que a manifestação de Deus ocorre com mais força quando eram pronunciadas determinadas palavras, quando eram lidas tais escrituras, quando evocavam entidades com nomes X, quando escreviam símbolos Y... Cada cultura tem seus fenômenos registrados e incorporados às suas práticas de culto.

Não acredito em acaso. Se Deus manifestou (e manifesta) enfaticamente (porque Deus também se manifesta nas pequenas coisas, e aí cabe a cada um sentir ou não) em vários lugares e cada lugar teve sua forma de registrar, será que aquela forma de registro foi ao acaso? Seria justo taxar essa forma como certa ou errada? Será que, para aquele povo, aquela forma de cultuar não é a mais adequada e Deus foi tão sagaz que captou isso e assim aconteceu? Será que justamente, Ele mesmo não se manifestou diferente de propósito, só para nos ensinar sobre convivência coletiva e muitos de nós somos tapados o suficiente para não enxergar isso? Não sabemos. Não dá para sabermos, devemos admitir que não sabemos de tudo! "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que toda nossa vã filosofia", disse Shakespeare. E ele está certo! O ser humano muitas vezes almeja o poder e usa os espaços religiosos para exercê-lo. Inventa orientações e dizem ser divinas. Instaura regras para sugar de fiéis recursos energéticos, financeiros e psicológicos. Como nos comportar diante desses acontecimentos? Usando nosso bom senso.

Nenhum desses espaços que citei será perfeito. Cada um deles é um CAMINHO, e como todo CAMINHO, há pedras e lugares perigosos. A religião é um espaço social, onde compartilhamos experiências pessoais a partir da vivência de fé. Então, estamos sempre em relação com o outro, que é tão humano quanto nós e pode falhar também. Se você escolher o meio religioso - seja a religião que for - para trilhar um caminho, tenha em mente que você encontrará a paz, mas não deixará de encontrar dificuldades. Assim também ocorrerá se você escolher não só um templo, mas uma ONG, escola, ou afins. Ah! Não se esqueça que também existem caminhos autônomos, que também são válidos e eficazes. Cabe a cada um saber decidir que caminho seguir. E, claro, também é possível mudar de caminhos ao longo da vida desde que as mudanças sejam benéficas!

Se você se sente confuso com relação ao que fazer na sua vida, que caminho seguir, como deve pensar e agir... Eu imagino que outras coisas na sua vida podem também estar necessitando de organização, certo? Necessita clarear os pensamentos, colocar pingos nos i's... Então, ensino para vocês uma ferramenta muito prática e eficiente para esse tipo de situação! Ajuda a limpar a casa, os habitantes dela, desagrega energias ruins e purifica o ambiente, trazendo a ordem e o discernimento sobre as coisas, além de ânimo para colocar as coisas em dia. Vamos aprender?!

Material:

1. Um copo transparente
2. Uma vela palito vermelha
3. Vinagre

Modo de fazer:

Escolha um momento tranquilo para fazer essa reza. Eleve estes elementos acima da sua cabeça e peça "Eu evoco Deus, seus Divinos Tronos, sua Lei Maior e Justiça Divina e peço para que o Pai Criador consagre estes elementos para que sejam usados em meu benefício." Em seguida, pode abaixar os braços e cole a vela no fundo do copo (usando a cera do fundo da vela mesmo), de forma que a vela esteja DENTRO do copo transparente. Adicione um DEDINHO de vinagre (qualquer um, ok?!). Coloque o copo com a vela em um canto da sala ou local de preferência (exceto banheiros, depois explico o motivo) e, sentado no chão - ou ajoelhado -, acenda a vela, pedindo: "Eu evoco Deus, seus Divinos Tronos, sua Lei Maior e Justiça Divina e peço para que Deus consuma toda a negatividade desta casa e dos habitantes dela, purificando a todos nós, desde objetos de uso pessoal a objetos de uso coletivo e peço para que traga harmonia para a casa. Peço que traga a organização material, mental, emocional, psicológica e espiritual tanto para a casa quanto para os habitantes que nela vivem (fale o nome completo dos habitantes), desagregue energias acumuladas e consuma com este fogo todas as larvas e miasmas, toda projeção mental negativa que estiver aqui. Nos traga paz, luz, amor e harmonia. Que assim seja e assim será, Amém!" e pode rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria, a seu gosto. 


É isso minha gente, espero que dê certo e que as coisas se encaminhem para todos vocês! Se por acaso vocês têm feito alguma recomendação que eu dei aqui no Blog, dê o retorno! Diga se gostou, se sentiu bem.



(na voz de Maria Bethânia - Brincar de Viver)


Paz e luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário