quinta-feira, 12 de março de 2015

Nutrição para a alma

Bom dia, gente boa!

Faz tanto tempo que não posto, não é? Pois é... a vida tem estado muito corrida. 
Estou em um novo emprego. Este ano está fluindo bem, e está bem intenso. Bem ano de Ogum mesmo! 

Dia 09 de março foi meu aniversário e fui agraciada com muito amor mas assolada pela tristeza do Mestre Rubens Saraceni ter retornado à pátria espiritual. Vejo muitas homenagens emocionantes no Facebook que me tocam o coração. Impressionante como os ensinamentos a partir dele tocaram os nossos corações de forma tão profunda que eu, que nunca o conheci pessoalmente, fiquei extremamente sentida com sua partida. 

Bom, minha gente, hoje eu vim falar sobre a prosperidade. Opa! Mas o que isso tem a ver com nutrição para a alma?

Tudo.

Nossas ações e palavras são pautadas pelos nossos sentimentos e pelo que pensamos. O que nos move é o que está em nosso íntimo. Se uma pessoa está sempre reclamando da vida com os outros, o que será que não está harmônico no interior dela? Que tipo de troca energética ela realiza com as pessoas agindo dessa forma?

Gente, relação social (ou seja, relacionar-se com o outro) nada mais é do que relacionar-se também consigo mesmo. Eu percebo as relações muito egoístas e pessoas pouco dispostas a se doarem ou a se colocarem no lugar dos outros. Posso resumir este pensamento em uma única frase: trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Então, se trate bem. Seja disciplinado com você mesmo como você acha que deve. Só assim, você se mostrará íntegro pro mundo. Os aprendizados vão fluir a partir do momento que você se assumir inteiramente quem você é, em suas virtudes e suas falhas.

Aí mora a reflexão: você está agindo com os outros como você quer que ajam com você? Que sementes você semeia ao seu redor? E o que você projeta pra si? Será que você faz o que acha correto para depois poder colher bons frutos do que semeou? 

Tudo que dedicamos ao próximo - seja o próximo um humano, um animal, planta, pedra, objeto de uso pessoal, tudo - será retribuído. Dê bom dia para dez pessoas e a maioria vai retribuir. Não se importe com quem não te retribuiu. O que te fortalece é o bom dia que você recebeu de volta, porque certamente a pessoa emana para você um sentimento de gentileza e educação. Agrade as pessoas como você gostaria de ser agradado, conforme você puder e achar contundente. Cuide de suas roupas como você cuidaria das roupas de um filho ou de um grande amor. Isso é se comprometer com o próximo, cuidando dele porque cuidar dele também é cuidar de si. Contribuir para o bem estar do próximo gera alegria!

Prosperar não é simplesmente ter o bolso cheio de dinheiro. Isto é consequência por seu trabalho e compromisso. Se cuido bem do meu trabalho, não me faltará recompensa. Se cuido bem das relações com meus pais, não faltará respeito nem amparo de ambas as partes. Cuidando bem do meu cão, terei sua lealdade. É simples! E isso sim é prosperar. 

Prosperar é, antes de tudo, comprometer-se.

É se mostrar disposto a estar presente para que as pessoas, os seres, o espaço que você ocupa, possam contar com você para contribuir positivamente para o crescimento e manutenção deles. Prosperamos quando honramos nossos compromissos, tratamos bem nossos colegas de trabalho, nos comprometemos com nosso lar, com nosso cônjuge, com um filho que nos pede para levá-lo ao parquinho e você diz "Prometo que sábado te levo!". 
Prosperamos quando somos honestos e transparentes em nossos sentimentos. 

A fartura não está no que nos falta como recompensa de trabalho árduo mas sim na alegria de viver que nos sobra. Quem sempre está disposto a dar um pão nunca passa fome!

Hoje minha receita vai ser uma bela oração para meditar e uma reflexão: vocês cuidam dos seus arredores como gostariam de ser cuidados?


Oração de São Francisco de Assis 

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver a discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver a tristeza, que eu leve alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz
Ó mestre, fazei-me que eu procure mais consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna



Um beijo fraterno em todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário