terça-feira, 20 de janeiro de 2015

"Pois esta sou eu"

Hoje vim postar ligeiro. Só queria compartilhar com vocês um texto lindo, que li durante o show da Maria Bethânia que aconteceu no final de semana passado e eu tive a honra de me fazer presente. 

Nele, recebemos um mini-livro com alguns textos que ela mesma recitou no palco e também com o roteiro de músicas que seriam cantadas, divididas em dois atos. O texto que segue se chama Candeeiro, de autoria de Carmen Oliveira

Pareceu que alguém leu minha alma, me escreveu, divulgou pro mundo inteiro e sequer me avisou! Logo eu, que sou tão alegre e espontânea. Reservada e introspectiva. Tudo ao mesmo tempo... 
Cada sentimento com o silêncio e exposição que merece ter.

Candeeiro
Carmen Oliveira

Você quase não sabe nada sobre mim. Uma vez fui morar no alto da colina e fiquei tão abismada com a beleza natural, o rio, a cachoeirinha, a mata, que empilhei uma casa apoiada nas pedras. Morar na casa da colina mudou tudo. Mudou a mim, mudou a vida. Lá, como não havia eletricidade, eu dependia de lampiões e candeeiros para me locomover com gentileza pelo escuro. De noite via os vagalumes incendiando o breu, se a noite estava estrelada, eu dormia fora de casa, e me deslumbrava. Tanta estrela me transportava pra um céu acolhedor. Só tinha anjo lá. 
A casa me ensinou a pertencer a um lugar. O lampião iluminava o ambiente, mas o candeeiro era íntimo. Eu mesma carregava luz por onde ia. Havia uma sensação de amor, difícil de explicar. Era como se eu estivesse transportando amor. Uma carregadeira de amor. 
Você não me vê assim, vê?
Pois esta sou eu. 


"Moço, apague essa candeia
Deixa tudo aqui no breu
Quero nada que clareia
Quem clareia aqui sou eu"
(Encanteria - Maria Bethânia)


3 comentários:

  1. Um dos mais belos textos do Show novo de Maria Bethânia, e dito por ela, Nossa Senhora!

    ResponderExcluir
  2. Esse texto é de uma delicadeza e uma sensibilidade admiráveis

    ResponderExcluir